top of page

Uma viagem até Roma!

Sul balcone...

Coliseu

Acordar, tomar um café forte em uma cafeteria, pegar o metrô, descer na estação do Colosseo e seguir para mais um dia de aulas na faculdade. Comer uma fatia de pizza perto da Piazza del Popolo no almoço. Descansar na Villa Borghese. Comprar alguma coisa na Via del Corso e retornar para casa. Essa rotina que margeia um sonho é a rotina que eu e muitos colegas vivemos em Roma.

Villa Borghese

Viver um ano em uma das cidades mais belas do mundo foi um grande privilégio, principalmente porque pude testemunhar com meus próprios olhos tudo aquilo que aprendi durante anos na escola e na faculdade. Roma é uma das raízes da história ocidental e o que hoje é ruína comprova o poder que os romanos possuíam em outrora.

Arco de Constantino.

A cidade é um presente para os olhos de quem entende o quanto cada esquina foi e é importante para nossas origens. É possível enxergar beleza, poder e riqueza em cada quarteirão, em cada rua que se atravessa e em cada monumento que se visita. Nada é mais comum do que estar caminhando pela cidade e de repente esbarrar no Pantheon, no Fori Imperiali, na Fontana de trevi e em tantos outros templos, fontes, fóruns, pontes e edifícios do governo que deixam qualquer um embasbacado.

Praça Barberini. Fonte do Tritão.

A cidade é tão rica de história que comicamente encontra dificuldades até para construir sua nova linha de metrô, já que vez ou outra nas escavações encontram novas ruínas e assim todas as obras devem ser paradas até que avaliem a nova descoberta.


Além de todas as obras que remontam o poder dos homens, Roma tem um inerente caráter religioso. Com o Vaticano dentro de suas fronteiras, a cidade atrai dia a dia milhares de fiéis que tem os mais diversos objetivos. A Basílica de São Pedro possue uma energia diferente e tem o poder de impressionar qualquer um.

Basílica de São Pedro

É interessante ver como a cidade contemporânea acontece ao redor de todos esses monumentos que emanam história. Percebe-se que aos poucos a cidade vai encontrando brechas entre todas essas grandes obras e é ali que as novas avenidas e os novos espaços vão se fixando para permitir que os novos estilos de vida aconteçam.


Alguns arquitetos contemporâneos rompem a paisagem com obras expressivas como o museu MAXXI de Zaha Hadid e a inacabada cidade do esporte de Calatrava, mas me atrevo a dizer que essas obras são meros coadjuvantes diante de todo um cenário histórico intrigante.

Interior do museu MAXXI

Fora do centro histórico, nas áreas residenciais nos deparamos com uma paisagem não tão impactante, mas que ainda sim têm muitas peculiaridades. Lado a lado os prédios em geral com até oito pavimentos vão se posicionando e gerando uma imagem quase homogênea, já que podem ser interrompidos por uma igreja centenária. Se suas formas não são tão diferentes do que conhecemos, é na construção de prédios sem garagem e plantas que em geral não possuem sala de estar que estão as nossas maiores surpresas.

Bairro residencial Furio Camillo

Diante desse panorama é quase óbvio dizer que Roma é um presente para todos, sejam arquitetos, historiadores, cristãos, apreciadores de uma boa comida ou apenas quem está em busca de boas férias. A cidade mesmo lotada de milhares de turistas tem alma italiana e pode surpreender.

Posts Recentes
bottom of page